Tratamento Classe Iii - Compensatório - Caso 3

  Artigo, 13 de Out de 2014

Introdução - Para se decidir optar por um tratamento compensatório em casos de CLASSE III, a face do paciente deve ser muito bem avaliada. Ele deve ter um perfil aceitavel do ponto de vista estético. Desse modo o que se pretende opter como resultante do tratamento é a manutenção da integridade das relações faciais e a melhora nas relações dentarias. Os individuos que possuim a maloclusão de CLASSE III apresentam face concava resultante da diferença negativa existente entre as bases ósseas maxila e mandíbula (levar em consideração os traçados cefalométricos). Podemos ter uma retrusão de maxila, com bom posicionamento de mandíbula, uma protrução de mandíbula com bom posicionamento de maxila ou a soma dos fatores ou seja, protrução de mandíbula com retrusão de maxila. Depedendo do grau de diferença essa afeta significativamente a face do paciente, ou seja, suas relações faciais. Normalmente os sinais faciais caracteristicos é o queixo proeminente e o nariz com sua curvatura voltada para posterior no terço final. Existe casos onde a classe III não traz significativo prejuízo a face do paciente uma vez que a diferença das bases apicais é discreta. Nesses casos uma ortodontia compensatória, ou seja, resolvendo essas diferença maxilar, e possivelmente dentária, apenas tratando das inclinações dos dentes, seja a conduta de melhor eleição. Salvo essa opção o tratamento orto-cirurgico seria o de escolha, porem as vezes os resultados faciais seriam tão bons quanto o compensatório. Nesse trabalho vamos mostrar um exemplo de tratamento compesatório em paciente classe III.

CASO CLÍNICO - Paciente 26 anos queixa principal, "mordida cruzada", paciente relatou que teria procurado alguns profissionais e que estes tinha proposto apenas o tratamento orto cirurgico. Frente ao caso e diagnóstico foi optado pela realização de tratamento compensatório, sendo utilizado neste caso a terapia com braquetes auto-ligado (passivo) para uma melhor mecanica e controle do caso.

Após 1 ano e meio de terapia removemos o aparelho fixo onde ja era possivel notar a melhora nas relações dentarias e a manutanção do perfil facial e da relações faciais. 

O paciente ficou super satisfeito com o resultado, porém saliento que as relações de molares e caninos ficaram deficientes, mas o resultado foi considerado satisfatório. 

CONCLUSÃO - Tratamento compensatório aliado a mecanica com auto-ligado é uma grande arma na terapeutica de pacientes classe III com perfil aceitável.

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Diego Jorge

Cirurgião-Dentista

 Santa Maria do Oeste, PR

Cirurgião Dentista - Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor - Especialização em Ortodontia - Especialista em Docencia do Ensino Superior

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Diego e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook