Tratamento Classe I - Dentição Mista

  Artigo, 27 de Set de 2014

INTRODUÇÃO - Quando nos deparamos com pacientes classe I com dentadura mista, é normal nos perguntarmos inicialmente se devemos ou não intervir, muitas vezes profissionais oportunistas acabam montando aparelhos desnecessáriamente e acabam atrapalhando a própria fisiologia do paciente. Mas porém existe casos onde devemos estar atentos a alguns detalhes onde será decidido sim pela instalação do paciente mesmo na fase de dentadura mista, ou famoso aparelho 4 x 2. Dentre estes detalhes podemos citar o desequilíbrio de crescimento das bases ósseas, mordida cruzada posterior (esquelética), mordida cruzada anterior - unitária ou dentária, dentre outros. 

CASO CLÍNICO - Paciente gênero feminino 9 anos de idade nos procurou com queixa de dentes crescendo tortos (Fase do patinho feio), ao exame clínico foi constatado dentadura mista e classe I de angle, porém quando foi observado os pais, foi visto que o pai tinha um perfil de Classe II e a mãe um perfil de Classe III. Visto a grande diferença de faces dos pais, sugerimos fazer uma documentação Ortodontica para se ter certeza das tendências de crescimento da paciente. Quando da avaliação da documentação Ortodontica foi constatado entre as bases tendendo levemente para um crescimento maxilar. Nesse caso foi feito acompanhamento periodico da pacientes sendo montado aparelho apenas para alianhamento e nivelamento em momento oportuno visto da necessidade de se estar com a dentição permanente completa.

CONCLUSÃO - O momento para o tratamento Ortodontico deve ser bem avaliado uma vez que este será de grande importancia para o prognóstico final do paciente.

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Diego Jorge

Cirurgião-Dentista

 Santa Maria do Oeste, PR

Cirurgião Dentista - Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor - Especialização em Ortodontia - Especialista em Docencia do Ensino Superior

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Diego e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook