Análise da Porosimetria do Cimento Mta-Fillapex em Comparação ao Ah Plus, Sealer 26 e Endofill

  Artigo, 15 de Ago de 2014

Autores:

  • Ary Gomes da Motta Jr. - Faculdade de Odontologia, Universidade Estadual do Rio deJaneiro, (RJ), Brasil,
  • Prof. Dr. Rivail Antônio Sérgio Fidel - Faculdade de Odontologia, Universidade Estadualdo Rio de Janeiro, (RJ), Brasil,

  • Prof. Dr. Antônio Jose do Nascimento Dias - Instituto Nacional de Tecnologia. Rio deJaneiro, (RJ), Brasil,
  • Prof. Dr. Sergio Lobianco de Almeida - Instituto Nacional de Tecnologia. Rio de Janeiro,(RJ), Brasil.

Resumo:

O objetivo desta pesquisa consiste em analisar através da caracterização física aporosidade dos seguintes cimentos endodônticos: MTA-Fillapex, AH Plus, Sealer 26 e Endofill. Para tal,foram realizadas análises dos cimentos manipulados (corpos de prova) através da técnica de análiseda porosimetria de mercúrio. A porosimetria mostrou que o MTA-Fillapex apresentou os melhores resultados: a menor porosidade, o menor volume médio e o menor diâmetro do poro; o Sealer 26 dentre os cimentos resinosos apresentou o pior resultado; o Endofill mostrou-se melhor que o Sealer 26. Estes resultados podem estar ligados diretamente aos requisitos de um material obturador ideal. A metodologia empregada produziu um novo detalhamento à porosimetria dos cimentos estudados, com certeza está ligada as suas características físicas, apontando um caminho para novas pesquisase uma nova discussão na área. Palavras-chave: Materiais restauradores do canal radicular. Cimentos dentários. Propriedade fisica.Abstract:

The objective of this research is analyze through the physical characterization the porosityfollowing sealers: MTA-Fillapex, AH Plus Sealer 26 and Endofill. To this end, we conducted analyzesof cements manipulated (specimens) using the technique of analysis by mercury porosimetry. Theporosimetry showed that the MTA-Fillapex showed the best results: a lower porosity, lower volume andlower average pore diameter, Sealer 26 from the resin cements showed the worst result, Endofill provedbetter than the Sealer 26. These results can be linked directly to the requirements of an ideal fillingmaterial. The methodology produced a new detail to the porosimetry of cement studied, sure is linkedto their physical characteristics, pointing the way for new research and a new discussion in the area.

Keywords: Restoring materials of the root canal. Dental cements. Physical Properties

Introdução:

Observamos vários trabalhos na literatura que utilizaram, para o estudo das propriedades físicas e químicas dos cimentos endodônticos, testes com as normas estabelecidas. Dentre elas aespecificação n0 57 da American Dental Associations (ADA): Bernardes et al.(2010), Bortoluzzi (2009),Camilleri (2009), Cunha et al. (2008), Fidel et al. (1994, 1995a, 1995b, 2008), Salazar et al. (1996), Savioliet al. (1999a), Savioli et al.(2000), Silva et al. (1994), Silva et al. 1995, Motta et al. (1992); a norma ISO6786: Scelza et al. (2006); a especificação ISO 6876:2001 e a American National Standards Institute(ANSI) / American Dental Association (ADA) com a especificação n0 57 da ADA: Duarte et al. (2010).

Procuramos uma forma que nos permita discutir melhor os cimentos de obturação.Encontramos, sob a ótica da engenharia e ciência dos materiais, uma maneira de estudar a “caracterização dos materiais” que descreve os aspectos de composição e estrutura (incluindo defeitos) dos materiais, dentro de um contexto de relevância para um processo, produto ou propriedade emparticular. (MANSUR, 2010). Buscando um maior detalhamento da caracterização física dos cimentos endodônticos.

Revisão da Literatura:

Torabinejad, Watson e Pitt Ford (1993) estudaram “in vitro” a capacidade seladora doamálgama, super EBA e o MTA como material de preenchimento de raiz utilizando corante fluorescenterodamina B e avaliando com microscópio. As raízes foram divididas aleatoriamente em três grupos,feitos preparos na raiz e preenchido com os materiais a serem testados. Todas as raízes foram expostas a uma solução aquosa de rodamina B por 24 horas, logo após as raízes foram seccionadas longitudinalmente e o grau de penetração do corante foi medido através da microscopia. A análise estatística mostrou que o MTA infiltrou significativamente menos que o amálgama e o super EBA.Torabinejad e Chivian (1999) descreveram um material experimental o MTA, que foiinvestigado como alternativa potencial de material restaurador utilizado em endodontia. Váriosestudos em vitro e em vivo tem mostrado que o MTA impede a microinfiltração, é biocompatível epromove a regeneração dos tecidos originais, quando colocado em contato com a polpa dental ou ostecidos perirradiculares. Descreveram os procedimentos clínicos para aplicação do MTA em polpascom pulpíte reversível, apecificação, reparação das perfurações de raiz bem como seu uso como ummaterial retro-obuturador.Brandão (1999) estudou as propriedades físico-químicas dos cimentos endodônticosresinosos Sealer 26 e dos experimentais Sealer plus e MPB comparadas às do cimento Óxido dezinco e eugenol. Foram realizados testes de escoamento, tempo de presa e radiopacidade, segundoa norma da International Organization for Standardization (ISO) / Draft International Standard (DIS)6876. Todos os cimentos apresentaram escoamento, tempo de presa e radiopacidade satisfatórios,de acordo com a ISO/DIS 6876. O cimento de Óxido de zinco e eugenol foi o único a apresentar médiade infiltração acima de 0,4 mm. Sarkar et al. (2005) caracterizaram as interações do MTA com um tecido de fluido sintéticocomposto por uma solução salina tamponada com fosfato (PBS) na dentina do canal radicularde dentes humanos, por meio da emissão atômica com fonte de plasma induzido (ICP-AES), daMicroscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e da Difração de Raios X (DRX). Os autores concluiramque o íon cálcio dominante liberado do MTA, reage com os fosfatos em tecidos fluidos sintéticos,produzindo hidroxiapatita. A capacidade de selamento, biocompatibilidade e atividade dentinogênicado MTA são atribuídas a estas reações físico-químicas.Bortoluzzi et al. (2006) avaliaram a influência do cloreto de cálcio (CaCl2) sobre acapacidade de selamento de três cimentos de MTA: ProRoot MTA, MTA – Angelus e cimento radiopaco Branco (WPC), para obturação retrógrada. Setenta raízes de dentes unirradiculares extraídas foram instrumentadas e obturadas. A infiltração de corante foi analisada em um microscópio ótico com ummicrômetro. Foram usados testes estatísticos de Kruskal-Wallis e Miller. Concluiu-se que o cloreto decálcio (CaCl2) melhorou a capacidade de selamento dos três cimentos de MTA.

Gandolfi et al. (2007) compararam a capacidade de selamento apical de dois novoscimentos experimentais com o MTA, pelo método de filtração de fluido. Trinta dentes unirradiculareshumanos extraídos foram utilizados e retro-obturados com MTA e com os cimentos experimentais Cimento Tetra-silicato (TC-1 e TC-2). Os autores concluíram que não houve diferença estatística entreos dois cimentos e o MTA, quanto à infiltração. Assim, os dois cimentos experimentais apresentaramcaracterísticas satisfatórias para serem utilizados como materiais retro-obturadores.

Tay, K.C.Y. (2007) investigaram um novo material retrobturador, o Ceramicrete, pelo métodode filtração de fluido, MEV e DRX. Os autores observaram que o Ceramicrete apresentou melhorselamento apical em relação ao Super-EBA e ao MTA, sendo um material alternativo para se utilizarna retro-obturação.

Wang, Sun e Chang (2008) investigaram o efeito do cloreto de cálcio (CaCl2) no tempode endurecimento, no pH e na resistência à compressão do silicato tricálcio. Os autores observaramque a adição do CaCl2 acelerou a hidratação do Ca3SiO5 resultando na diminuição do tempo deendurecimento e na melhora da resistência à compressão do cimento, podendo ser utilizado comomaterial obturador.

Bortoluzzi et al. (2009) estudaram a influência da adição do cloreto de cálcio (CaCl2) a 10%, no tempo de presa, na solubilidade, na desintegração e no pH do MTA branco (WMTA) e do cimentode Portland branco (WPC). Fizeram testes do tempo de presa, de acordo com especificação no 57 daADA, e de tempo de presa final, de acordo com American Society for Testing and Materials (ASTM); desolubilidade e de pH. 

Hsieh et al. (2009) realizaram um estudo para melhorar as propriedades de manipulaçãoe acelerar tempo de endurecimento do MTA. Para tal, foi adicionado o lactato-gluconato de cálcio(CLG) ao MTA. O lactato-gluconato de cálcio é um pó com solubilidade superior em relação aosseus componentes individuais. Os resultados sugerem que a adição do lactato-gluconato decálcio proporciona melhora na capacidade de vedação, bem como acelera o endurecimento e ascaracterísticas de manipulação do MTA.

Camilleri (2009) fez a adição de um polímero solúvel em água ao MTA. Os materiaisforam testados para que a espessura de cimento estivesse de acordo com a norma ISO 7676 (2002).Concluiu-se que a adição de um polímero solúvel em água ao MTA não alterou as características de hidratação do material, e resultou em um material com propriedades melhoradas adequadas ao uso como cimento endodôntico.

Parirokb e Torabinejad (2010a) realizou uma revisão com o objetivo de apresentar os estudos sobre a composição química, propriedade física e antibacteriana do MTA. A pesquisa mostrou que o MTA apresenta pH alto, baixa resistência à compressão. Possui algumas propriedades antibacterianas e antifúngicas, dependendo de sua relação pó-líquido. Concluiu-se nesta parte do estudo que o MTA é um material que influencia a bioatividade do ambiente circundante.Torabinejad e Pariorkb (2010) fizeram uma revisão de literatura sobre a capacidade deselamento e biocompatibilidade do MTA no período de novembro 1993 a setembro 2009. Concluíramcom base nas evidências disponíveis, que o MTA apresenta um bom selamento e é um bom material biocompatível.Camilleri (2010) investigou o mecanismo de hidratação do cimento de silicato de cálcio carregado com diferentes radiopacificantes para uso como material de obturação endodôntico.Chegou-se à conclusão de que o óxido de bismuto pode ser substituído por outros radiopacificantes não afetando o mecanismo de hidratação do material.Parirokb e Torabinejad (2010b) fizeram uma revisão com o objetivo de apresentar umalista completa de artigos eletrônicos e impressos sobre estudos com animais, aplicações clínicas,desvantagens e mecanismo de ação do MTA. Os resultados demonstram que o MTA é um material promissor para preenchimento da raiz e fechamento de perfurações, capeamento pulpar direto,formação de barreira apical em dentes com polpa necrótica e ápices abertos. O MTA tem desvantagens conhecidas como: tempo de endurecimento, alto custo e potencial de descoloração.

Duarte et al. (2010) realizaram estudo in vitro avaliando a radiopacidade, tempo de presa,escoamento, espessura do filme, solubilidade, alteração dimensional do cimento AH Plus puro e com5% e 10% de hidróxido de cálcio. De acordo com os requisitos da norma ISO 6876:2001 e da ANSI/ ADAe a especificação n º 57. Adição de 10% de hidróxido de cálcio, reduziu o escoamento em comparaçãoao AH Plus puro. A adição de 5% e 10% de hidróxido de cálcio aumentou a solubilidade. A adição dehidróxido de cálcio ao cimento resultou em maior espessura da película. Adição de 5% de hidróxido decálcio não afetou a maioria das propriedades físicas do cimento AH Plus.

Camilleri (2011) avaliou o MTA e o cimento de Portland nas suas variações dimensionaisem função das condições ambientais, absorção de líquidos, solubilidade e lixiviação armazenadosem solução salina balanceada de Hanks (HBSS). Concluindo-se que o MTA foi muito suscetível às condições ambientais. A adição de óxido de bismuto para o MTA aumentando a solubilidade do material,causou deterioração da estabilidade dimensional do material. Mais pesquisas são necessárias paraestabelecer a porosidade apropriada do material e sua ideal estabilidade dimensional.Vitt et al. (2013) fizeram estudo que avaliou algumas propriedades físico-químicas (tempode trabalho, de manipulação, escoamento, solubilidade e absorção de água) do cimento MTA-Fillapex(Angelus, Londrina, Brasil) comparando com o AH Plus; (Dentsply, Konstanz, Alemanha). O tempo detrabalho e escoamento foi testado de acordo com a ISO 6876:2001 e o tempo de escoamento deacordo com a American Society for Testing and Materials C266. A solubilidade e absorção de águaaumentaram significativamente ao longo do tempo para ambos os cimentos em um período de 28dias (P <0,05). Conclui que o MTA-Fillapex mostrou propriedades físicas adequadas para seremusadas como cimento endodôntico.O objetivo desta pesquisa consiste em analisar através da caracterização físicaespecificamente a porosidade os cimentos escolhidos. Buscando encontrar uma nova perspectivapara o estudo desta propriedade.

Material e Métodos: 

Os experimentos foram realizados no Laboratório de Tecnologia de Pós (LATEP) doInstituto Nacional de Tecnologia (INT).

Os cimentos endodônticos estudados foram: AH Plus (Dentsply), MTA-Fillapex (Angelus®),Sealer 26 (Denstply), Endofill (Dentsply). Seguiram-se as instruções de uso e manipulação descritospelos fabricantes.

Confeccionou-se os moldes dos corpos de prova apresentando a medida de 38 mm dediâmetro e 6 mm de espessura, seguiu a metodologia proposta por Correa e Ogasawara (2006)

Os cimentos foram manipulados obedecendo às especificações dos fabricantes. Após a manipulação, o material foi introduzido nas matrizes com o auxilio da espátula de manipulação ou pela injeção direta no caso do MTA-Fillapex. Imediatamente após o preenchimento das matrizes, colocou-se uma placa de vidro, com a finalidade de fazer compressão nas amostras obtendo-se superfícies isas facilitando-se a leitura das mesmas. Decorrendo-se o tempo necessário para o endurecimento inicial para cada cimento, os corpos-de-prova foram removidos de suas matrizes e mantidos num umidificador durante 24 horas à temperatura 370C para o endurecimento completo.

Após a confecção dos corpos de prova para os cimentos, foi realizada a caracterizaçãofísica dos cimentos manipulados e empregamos os ensaios de porosimetria.

Para o ensaio de Porosimetria os cimentos manipulados foram colocados individualmenteno porosímetro, utilizou-se o aparelho Autoscan -33.

Resultados:

Os resultados experimentais obtidos da porosimetria dos cimentos manipulados estão representados na Tabela 1. (veja a imagem da tabela abaixo)

Discussão

Para se analisar e melhor interpretar os resultados obtidos da porosimetria dos cimentos construiu-se gráficos descritos (confira a Imagem dos Gráficos abaixo). 

Observamos quanto a porosidade total (Gráfico 1), o cimento Sealer 26 mostrou maiorporosidade, depois foi o Endofill; o AH Plus e a menor porosidade para o MTA-Fillapex. Quanto ao volume médio do poro (Gráfico 2) este acompanhou os resultados vistosanteriormente, com o cimento Sealer 26 mostrando o maior volume, depois o Endofill, o AH Plus e oMTA-Fillapex apresentou o menor volume.Quanto ao diâmetro médio do poro (Gráfico 3), também observamos que o cimento Sealer26 apresentou o maior diâmetro, depois o Endofill, o AH Plus e com o menor diâmetro o MTA-Fillapex.Pensávamos que a resina que participava na mistura dos cimentos atuava na reduçãodos poros, o que pode ser dito para o MTA-Fillapex e AH Plus, mas não foi observado para o Sealer 26com os piores resultados de porosidade total, volume e diâmetro do poro. O MTA-Fillapex surge neste estudo com melhores resultados de porosimetria: menor porosidade, menor volume e menor diâmetrodo poro.Aferimos que as informações de porosimetria: porosidade total, volume médio ed iâmetro do poro estão possivelmente ligados às propriedades físicas dos cimentos tais como: impermeabilidade, umidade e as condições de obliterar o canal tanto no sentido lateral como no vertical (GROSSMAN,1983) e que o MTA-Fillapex apresentou o melhor desempenho neste contexto.Quanto ao Endofill este mostrou um resultado melhor que o Sealer 26, pensávamos quepor ser um cimento a base de óxido de zinco e eugenol fosse mostrar um desempenho inferior emcomparação aos cimentos resinosos o que não foi visto completamente.Percebemos com tudo que foi apresentado, que a metodologia empregada produziu umnovo detalhamento à porosimetria dos cimentos estudados, que com certeza está ligada as suas características físicas, apontando um caminho para novas pesquisas e uma nova discussão na área.

Conclusões:

Considerando-se a metodologia empregada, os resultados obtidos na pesquisa e após adiscussão dos mesmos, foram feitas as seguintes constatações:

1- O estudo de porosimetria mostrou que o MTA-Fillapex apresentou os melhoresresultados: a menor porosidade, o menor volume médio e o menor diâmetro do poro; em seguida oAH Plus a segunda menor porosidade e o segundo menor volume médio do poro. O Sealer 26 dentreos cimentos resinosos apresentou o pior resultado com a maior porosidade, o maior volume médiodo poro e maior diâmetro. Estes resultados podem estar ligados diretamente aos requisitos de um material obturador ideal; 

2- A metodologia empregada produziu um novo detalhamento à porosimetria doscimentos, que com certeza está ligada as suas características físicas, apontando um caminho paranovas pesquisas e uma nova discussão na área.

Referências:

BERNARDES, R.A. et al. Evaluation of the flow rate of 3 endodontic sealers: Sealer 26, AH Plus, and MTAObtura. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod. St Louis; 109 p. e-47 - e-49, Jan 2010.BORTOLUZZI, E.A. et al. Sealing Agility of MTA and Radiopaque Portland Cement With or WithoutCalcium Chloride for Root-End Filling J. Endod., Baltimore, v.32, n. 9, p. 897-900,Set. 2006.BORTOLUZZI, E. A. et al. The Influence of Calcium Chloride on the Setting Time, Solubility, Disintegration,and pH of Mineral Trioxide Aggregate and White Portland Cement with a Radiopacifier. J. Endod.Baltimore, v.35, n.4, p.550-554, Apr. 2009.BRANDÃO, Christian Giampietro. Propriedade físico-químicas dos cimentos endodônticos resinosossealer 26, e dos experimentais, sealer plus e MPB, comparadas às do óxido de zinco e eugenol. 1999.150 f.Dissertação (Mestrado), Faculdade de Odontologia de Bauru Universidade de São Paulo, 1999.CAMILLERI, J. Evaluation of Selected Properties of Mineral Trioxide Aggregate Sealer Cement. J Endod.Baltimore, v. 35, n. 10, p.1412-1417, Oct. 2009.CAMILLERI J. Hydration Chracteristics of Calcium Silicate Cements with Alternative RadiopacifiersUsed as Root-end Filling Materials. J. Endod., Baltimore, v. 36, n.3, p. 502-508, Mar. 2010.CAMILLERI, J. Evaluation of the Effect of Intrinsic Material Properties and Ambient Conditions of theDimensinal Stability of White Mineral Trioxide Aggregate and Portland Cemtent J. Endod., Baltimore,v. 37,n.2 , Fev. 2011.CUNHA, F. M., et al. Avaliação da estabilidade dimensional de alguns cimentos endodônticos nacionaiscontendo óxido de zinco e eugenol. RSBO, Joinville, v.5, n.1, p. 194-198, abr. 2008.DUARTE, M. A., et al. Influence of calcium hydroxide association on the physical properties of AH Plus.J Endod. Baltimore, v. 36, n. 6, p. 1048-1051, Jun. 2010.FIDEL, R. A. S., et al. Estudo in vitro sobre a solubilidade e a desintegração de alguns cimentosendodônticos que contêm hidróxido de cálcio. Rev Odontol Univ São Paulo. São Paulo, v. 8, n. 3, p.217-220, jul. /set. 1994.FIDEL, R. A. S., et al. Estudo in vitro da estabilidade dimensional de alguns cimentos endodônticoscontendo hidróxido de cálcio. ROBRAC, Goiás, v.5, n.16, p.14-16, set. /out. 1995a

FIDEL, R. A. S., et al. Tempo de endurecimento de alguns cimentos endodônticos que contém hidróxidode cálcio. ROBRAC , Goiás, v.5, n.16, p.15-17, dez. 1995b

FIDEL, R. A. S., et al. Tempo de endurecimento de alguns cimentos endodônticos à base de óxido dezinco eugenol. RSBO, Joinville,v. 5, n. 2, p. 20-26, ago. 2008.GANDOLFI, M. G., et al. New tetrasilicate cements as retrograde filling material: an in vitro study on fluidpenetration. J. Endod., Baltimore, v.33, n.6, p.742-745, jun. 2007.GROSSMAN, L.I. Endodontia Prática Tradução de Sylvio Bevilacqua 10. ed. Rio de Janeiro: GuanabaraKoogan S.A.,1983.HSIEH, S. C., et al. A novel accelerator for improving the handling properties of dental filling materials.J. Endod., Baltimore, v. 35, n.9, p. 1292-1295, Sept. 2009.LOPES, Hélio Pereira; SIQUEIRA JÚNIOR, José Freitas. Endodontia: biologia e técnica 3. ed. Rio deJaneiro: Guanabara Koogan, 2010.980p.MANSUR, H.S. Técnicas de caracterização de materiais., 2004. Disponível em <www. biomaterial.com/br/capitulo7 part 01. Pdf> Acesso em: 12 out de 2010.MOTTA, A.G.; et al. Avaliação das Propriedades Físicas de seis Cimentos Endodônticos. Odonto.Mod.,v.19, n.1, p.19-24, jan/fev. 1992.PARIROKB, M.; TROABINJEAD, M. Mineral Trioxide Aggregate: A comprehensive Literature Review –Pat III: Clinical Applications, Drawbacks, and Mecanism of Action. J. Endod., Baltimore, v.36, n.3, p.400-413, Mar. 2010a.PARIROKB, M.; TORABINEJAD M. Mineral Trioxide Aggregate: A Comprehensive Literature Review –Part I: Cheminical, Physical, and Antibacterial. J. Endod., Baltimore, v. 36, n.1, p.16-27, Jan. 2010b.SALAZAR R. et al. Propriedades físicas dos cimentos endodônticos Endobalsam e N-Rickert. RevOdontol Univ São Paulo, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 121-128, Abr. /Jun. 1996.SAVIOLI, R.N., et al. Determinação da relação pó/líquido e do tempo de endurecimento de algunscimentos endodônticos que contém óxido de zinco/eugenol.Odontologia-USF, Bragança, v.17,p.57-62.1999a.SAVIOLI, R. N.; SILVA, R. G.; PÉCORA, J. D. Análise da radiopacidade e do pH de alguns cimentosendodônticos. Rev Inst Ciênc. Saúde, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 111-114, jul. /dez. 2000.SARKAR, N. K., et al. Physicochemical basis of the biologic properties of Mineral Trioxide Aggregate. JEndod., Baltimore, v.31, n.2, p.97-100, Feb. 2005.SCELZA, M. F. Z., et al. Estudo comparativo das propriedades de escoamento, solubilização edesintegração de alguns cimentos endodônticos. Pesq Bras Odontoped Clin Integr, João Pessoa, v. 6,n.3,p. 243-247, set. /dez. 2006.

SILVA , R. G.; et al. Estudo da estabilidade dimensional, solubilidade e desintegração e radiopacidadede alguns cimentos obturadores dos canais radiculares do tipo Grossman. Rev. ABO Nac. São Paulo,v.2, n.1 fev/mar. 1994.SILVA, R. G., et al. Avaliação dos cimentos tipo Grossman: estudo do escoamento e do tempo detrabalho de alguns cimentos obturadores dos canais radiculares do tipo Grossman. RGO, Porto Alegre,v. 43, n.2, p. 97-100, mar. /abr. 1995.TAY, K.C.Y. In vitro evaluation of a Ceramicrete-based root-end filling material. J. Endod., Baltimore, v.33, n. 12, Dez. 2007.TORABINEJAD, M.; WATSON ,T. F.; PITT FORD, T. R. Sealing ability of a mineral trioxide aggregate whenused as a root end filling material. J. Endod., Printed, v. 19, n. 12, p. 591-595, Dec. 1993.TORABINEJAD, M.; CHIVIAN, N. Clinical applications of mineral trioxide aggregate. J. Endod., Printed, v.25, n.3, 197-205, Mar. 1999.TORABINEJAD, M.; PARIROKB, M. Mineral trioxide aggregate: a comprehensive literature review – PartII: leakage and biocompatibility. J. Endod., Baltimore. V. 36, n. 2., Fev. 2010.

VITTI, R.P. et al. Physical Properties of MTA-Fillapex Sealer. J. Endod., Baltimore. V.39, n. 7, 915-918,Jul. 2013.

WANG, X.; SUN, H.; CHANG, J. Characterization of Ca3SiO5/CaCl2 composite cement for dentalapplication. Dent Mater., England, v.24, n.1, p. 74-82, Jan. 2008.

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

ANGELUS

Produtos Odontológicos

 Londrina, PR

Últimas novidades, produtos odontológicos ANGELUS no Catálogo Odontológico do iDent.

Cursos Online ANGELUS

Catálogo ANGELUS

Todo o catálogo ANGELUS

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com ANGELUS e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook